Quando o assunto é tecnologia, a cada dia surgem termos novos e para quem não é da área fica cada vez mais difícil entender ao que eles correspondem. Um que surgiu não tem tanto tempo é o Blockchain, entretanto, nos últimos tempos ele vem sendo mais difundido.
Se já se deparou com esse termo, pode ter ficado na dúvida do que significa ou o viu associado com criptomoedas e achou que ele serve exclusivamente para isso.
A verdade é que essa tecnologia vem sendo observada por empresas do segmento financeiro e ganhando espaço no setor.
O que é Blockchain?
O que se sabe é que o Blockchain surgiu junto com o Bitcoin, uma criptomoeda que só existe no ambiente virtual. Para que pudessem ser realizadas transações com ela foi necessário criar um ambiente seguro e um banco de dados que pudessem armazenar todas as informações.
Ele é capaz de realizar todas as transações que são realizadas com essa moeda virtual, de forma que os dados sejam imutáveis e confiáveis. Essas informações estão disponíveis para todas as pessoas, assim, se desejar saber quais transações estão sendo realizadas poderá, porém, não se sabe quem são os negociadores.
Os dados são armazenados em blocos, a cada 10 minutos um novo é formado e registra as transações realizadas, data horário e de qual lugar saiu e partiu. Para que seja gerado o bloco e preciso que seja validado pela maior parte dos computadores usuários que estão conectados a ele e não há informação de quem são os negociadores, apenas transações.
As possibilidades do Blockchain?
Essa tecnologia utiliza uma criptografia de dados considerada bastante segura, pois, é validada em rede e não pode ser alterada, o que pode impedir ataques de hackers. Cada bloco possui sua própria assinatura e a hash do bloco anterior fazendo com que aumente a confiabilidade nesse recurso.
Por conta da tecnologia e a forma como atua, outros segmentos além das criptomoedas começam a ver o potencial em utilizar esse recurso para as mais variadas funções.
Na área de logística já vem sendo utilizada para registrar todos os processos, desde a colheita até a distribuição ao cliente final. Por exemplo, em cargas que necessitam de refrigeração é possível fazer um acompanhamento da temperatura e certificar que a carga não estragou durante o transporte.
Os bancos veem com entusiasmo as possibilidades para o setor uma vez que as transações não seriam fraudadas. Por isso, já existem estudos de como poderá ser utilizada e como integrará os serviços bancários.
No mundo virtual poderá ser usada para proteger os dados de usuários, por exemplo, enquanto navegam em sites ou usam as redes sociais.
O uso pode ser ainda mais amplo, verificando documentos de identificação pessoa e passaportes, registros de imóveis, histórico escolar, prontuários médicos e outros.
O Blockchain é uma tecnologia considerada segura para as mais variadas transações e que cada vez ganha mais espaço. Em breve deverá ser usada por diferentes setores, transparecer mais credibilidade e segurança em mudar a forma como os negócios são feitos.
Se deseja estar atualizado com todas as possibilidades, sempre acompanhe as notícias sobre o assunto.